TRI11 Definir ângulos generalizados

Definir ângulos generalizados

Detalhes da Atividade

Objetivo Geral:

Com esta tarefa, pretende estudar-se a noção de ângulo orientado e de ângulo generalizado. Conclui-se a tarefa com uma aplicação às transformações geométricas. 

Material Necessário:

Descarregar:

Metas Curriculares:

Trigonometria 11 – TRI113. Definir rotações segundo ângulos orientados3.1. Designar, dados dois pontos e e um ângulo orientado em determinado plano, um ponto ’ por «imagem do ponto pela rotação de centro e de ângulo orientado » quando ’ e ’ for o lado extremidade do ângulo orientado de lado origem ̇ e com a mesma amplitude de enquanto ângulosorientados.4. Definir ângulos generalizados4.1. Identificar um «ângulo generalizado» (ou «ângulo trigonométrico») como um par ordenado , , onde é um ângulo orientado ou um ângulo nulo e é um número inteiro, que é positivo ou nulo se tiverorientação positiva e negativo ou nulo se tiver orientação negativa, interpretando‐o intuitivamentecomo o resultado de rodar o lado extremidade do ângulo (ou, no caso de ser nulo, o único lado,coincidente com ), realizando || voltas completas, no sentido determinado pelo sinal de .4.2. Designar o lado origem (respetivamente extremidade) de um ângulo orientado também por «lado origem (respetivamente extremidade) dos ângulos generalizados , » e um ângulo nulo também como «lado origem e extremidade dos ângulos generalizados , ».4.3. Identificar, fixado um ângulo unidade e sendo a medida de amplitude dos ângulos giros, a medida de amplitude do ângulo generalizado , como , onde é a medida de amplitude do ânguloorientado ou nulo .

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

OK