Para determinar a equação da reta tangente a um gráfico na unidade portátil TI-Nspire™, deverá começar por abrir uma página de gráfico e introduzir a equação do gráfico pretendido, ajustando a janela. 

Selecionar Menu e de seguida 8:Geometria,1:Pontos e retas e 2:Ponto em. Clique posteriormente sobre o gráfico desejado para selecionar o gráfico e clique uma segunda vez para confirmar o ponto. Irão surgir as coordenadas do ponto seleccionado. Faça “esc” para sair da funcionalidade“ponto sobre um objeto”.

Para identificar o ponto de tangência deve clicar sobre o valor referente à abcissa do ponto na etiqueta com as coordenadas, até surgir o sinal “I”. Altere então a abcissa para o valor desejado.

Posteriormente, faça Menu e de seguida 8:Geometria,1:Pontos e retas e 7:Tangente. Clique posteriormente sobre o ponto representado. Irá surgir a equação da reta tangente ao gráfico no ponto de abcissa desejado. Se alterar a posição do ponto no gráfico, verificará que a equação da reta tangente também se altera acompanhando a modificação. Faça “esc” para sair da funcionalidade.

Se ainda assim pretender obter apenas o valor do declive da reta tangente ao gráfico no ponto desejado, deverá selecionar Menu e de seguida 6:Analisar gráfico, 5:dy/dx.

 

Saiba mais sobre a TI-Nspire ™ CX

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

OK